Manifesto presos políticos Nicarágua

Apelo urgente pela vida dos presos e presas políticas na Nicarágua.

Hoje na Nicarágua 173 presas e presos políticos sofrem graves violações a seus direitos mais elementares. Muitas dessas pessoas, estão com risco de danos físicos e psicológicos irreversíveis, e até mesmo de perda de suas vidas.

São situações alarmantes perante as quais fazemos um chamado à solidariedade e à mobilização para pressionarpela garantia à vida e pelo respeito dos direitos humanos destas presas e presos políticos.

Só nos últimos sete meses, foram 58 pessoas capturadas, todas por serem opositoras ao governo e por serem uma ameaça aos planos de continuidade no poder de Daniel Ortega. Elas são lideranças políticas, ativistas sociais, jornalistas, estudantes, feministas, camponeses, empresários e até mesmo figuras destacadas da revolução sandinista dos anos 80, incluindo a comandante guerrilheira Dora Maria Téllez, o também comandante guerrilheiro Hugo Torres e o ex-embaixador nas Nações Unidas e ex-deputado Victor Hugo Tinoco.

A maioria permanece reclusa na chamada “Direção de Auxílio Judicial” (DAJ), um centro de detenção preventiva, para “interrogatórios”, mas onde se praticam diversas formas de torturas. Lá, estão em situação de desamparo jurídico, sem acesso à defesa, nem ao devido processo legal, sem visitas regulares de familiares (apenas foram autorizadas quatro visitas em mais de sete meses de reclusão).

Entre os casos mais preocupantes, devemos destacar:

  • Nove presos que estão em “celas de castigo”, espaços minúsculos, com apenas uma pequena fresta no teto para entrada de luz e ar, com portas lacradas por placa de ferro. Em uma dessas celas se encontra Yader Parajón, jovem ativista que em 2018 esteve no Brasil para expor a situação política da Nicarágua; em outra, Róger Reyes, advogado defensor de presos políticos que sofre de surto psicótico sem poder ter atenção médica especializada.
  • Quatro mulheres: Tamara Dávila, Suyen Barahona, Ana Margarita Vijil e Dora Mará Téllez, que permanecem totalmente isoladas, algumas com a luz sempre ligada e outras na penumbra permanente, submetidas a interrogatórios constantes e trato especialmente cruel, claramente relacionado com sua condição de gênero e de lideranças do antigo partido Movimento de Renovação Sandinista (MRS).
  • Doze presos e presas políticas de mais idade estão em particular situação de fragilidade, muitos com a saúde debilitada e com risco para suas próprias vidas. Entre eles, Edgar Parrales, de 79 anos, ex-sacerdote da Teologia da Libertação e ex-embaixador perante a OEA durante o período revolucionário, cuja condição de saúde é delicada, pois não possui intestino grosso e precisa de atendimento médico especializado. E Hugo Torres, herói da luta revolucionária e ex-general do exército, de 73 anos, que foi recentemente internado em um hospital sem que se saiba de informações sobre seu estado de saúde. Também o ex deputado José Pallais, de67 anos, que já perdeu 40 quilos e sofre de constantes desmaios. E a ativista Violeta Granera, de 70 anos, que começou a perder os dentes e enfrenta sérias dificuldades para comer.

Considerando todas estas informações, e sensíveis ao chamado das famílias dos presos e presas políticas e das organizações de Direitos Humanos, alertamos sobre o perigo iminente em que se encontram essas pessoas e fazemos um chamado à solidariedade para tentar salvá-las de danos físicos e mentais irreparáveis e mesmo da perda de suas vidas, risco que correm a cada dia que passa.

Fazemos um apelo às organizações e entidades brasileiras de defesa dos Direitos Humanos, assim como a brasileiros e brasileiras solidários e que lutam pela justiça e a democracia na América Latina, para que se somem à mobilização e pressionem pela garantia à vida, acesso à defesa, direito à visitas regulares de seus familiares e ao respeito aos direitos humanos destes presos e presas políticas, em respeito à Convenção dos Direitos Humanos das Américas e tratados internacionais de proibição à tortura.

Essas pessoas estão presas injustamente e deveriam ser liberadas, mas a urgência neste momento é salvar suas vidas, sua integridade física e psicológica, seriamente ameaçadas. Trata-se de uma ação de elementar humanidade. Essa humanidade que tanto necessitamos para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Chega de isolamento e torturas! Queremos elas e eles vivos e livres!

Brasil , janeiro de 2022.

Comitê Brasileiro de Solidariedade com a Nicarágua

Para somar-se a este apelo, assine o manifesto colocando seus dados nos comentários abaixo nesta postagem, ou nos envie um e-mail para solidariedadenicaragua@gmail.com

Para mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/solidariedadenicabrasil/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCGdXUwIZlmIIIJZjS-7ZRYw

Para manifestar seu a apoio a este conteúdo comente seu nome, profissão, local e deixe seu comentário:

101 comentários em “Manifesto presos políticos Nicarágua

  1. Sou Gustavo Dantas, professor do Madeira Mar Estaleiro Escola, de Palhoça SC eu apóio o comitê de apoio Solidariedade a Nicarágua!

    Curtir

  2. Meu nome é Marsella Correa Fletes Dantas Brum, de Palhoça SC, Administradora do Madeira Mar Estaleiro Escola, nascida no Brasil e filha de nicaraguense, apóio esta causa!

    Curtir

  3. Sou Natália Correa Fletes Magerl, de Florianópolis, estudante de direito e neta de nicaraguense. Eu apóio o movimento por liberdades democráticas na Nicarágua.

    Curtir

  4. Sou Roseli Pereira Dias, de Canoas no Rio Grande do Sul. Eu apoio a luta pela democracia e defesa dos Direitos Humanos na Nicarágua.

    Curtir

  5. Sou Celeni Miranda de Brasilia Distrito Federal. Apoio a liberdade, a democracia e a defesa dos direitos humanos na Nicarágua.

    Curtir

  6. Sou Marcos Pires, de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. Manifesto minha indignação pelos maus tratos recebidos pelos presos políticos na Nicarágua. Minha solidariedade aos presos e ao povo nicaraguense.

    Curtir

  7. Sou Vera Joana Bornstein, do Rio de Janeiro. Pelo respeito aos Direitos humanos e pela liberdade de presos e presas políticas na Nicarágua.

    Curtir

  8. Manifesto minha total indignação frente ao autoritarismo e de violação aos direitos humanos praticado pelo governo nicaraguense. Este tipo de ação autoritária em nada contribui para a democracia e de conquista de uma sociedade justa e igual para América Latina.

    Curtir

  9. É preciso garantir a integridade dos presos políticos!

    Tod@s que defendem os Direitos Humanos não podem aceitar as condições deploráveis em que se encontram os presos opositores do governo Ortega.

    Curtir

  10. Sou Sônia Maria Dias, de Teresina/Piauí. Manifesto apoio aos presos políticos da Nicarágua e apoio a defesa da liberdade e o respeito aos Direitos Humanos.

    Curtir

  11. Sou Vera Joana Bornstein, do Rio de Janeiro. Pelo respeito aos Direitos humanos e pela liberdade dos presos e presas políticas na Nicarágua.

    Curtir

  12. Liberdade aos presos políticos da Nicarágua..Ou no mínimo um tratamento digno, respeitando os direitos humanos. Pela liberdade de expressão

    Curtir

  13. Liberdade para os presos políticos da Nicarágua. Pelo fim da ditadura. Pela liberdade de expressão. Pelo tratamento digno e humano. Lourdes Ferreira – atriz

    Curtir

  14. Meu nome é Pedro Pontual sou educador e ativista de Dos desde os anos 70 quando participei de Comitês de Solidariedade a Revolução Sandinista e tive a oportunidade então de visitar e me apaixonar por Nicarágua. Por todo este histórico confesso que me dói muito ter de assinar hoje um manifesto por liberdade, democracia e respeito aos Dia
    Minha solidariedade ao povo nicaraguense e a certeza de que voltará a se encontrar com os valores e ideais que originalmente inspiraram a Revolução Sandinista e nos fizeram entoar com tanta alegria músicas como Nicarágua Nicaraguuta lá flor bendita de mi querer….

    Curtir

  15. Meu nome é Pedro Pontual sou educador e ativista de direitos humanos desde os anos 70 quando participei de Comitês de Solidariedade a Revolução Sandinista e tive a oportunidade então de visitar e me apaixonar por Nicarágua. Por todo este histórico confesso que me dói muito ter de assinar hoje um manifesto por liberdade, democracia e respeito aos direitos humanos
    Minha solidariedade ao povo nicaraguense e a certeza de que voltará a se encontrar com os valores e ideais que originalmente inspiraram a Revolução Sandinista e nos fizeram entoar com tanta alegria músicas como Nicarágua Nicaraguuta lá flor bendita de mi querer….

    Curtir

  16. Fico me perguntando se já não “passou” da hora de por fim ao autoritarismo, ao capitalismo selvagem travestido de neoliberalismo, arrogância da direita e sua ganância que produz tanta miséria e desigualdade social… até qdo a humanidade vai se sujeitar a isso?

    Curtir

  17. Meu nome é Claudia Carvalho Menezes, sou de São Luís, MA, Brasil. Me solidariso com todos os presos politicos da Nicarágua, repudio qualquer ato de violação dos seus direitos a vida, dignidade, cidadania!

    Curtir

  18. Assisti, na minha juventude, emocionada e feliz, a vitória dos sandinistas e o fim da ditadura sanguinária de Somoza. Hoje não posso aceitar o ataque de um ex-sandinista, a quem apoiamos, atacar os Direitos Humanos na Nicarágua. Viva Santino! Viva o movimento sandinista e seus ideais!

    Curtir

  19. Sou Edna C. Batistotti, Florianópolis, SC. Meu apoio irrestrito aos presos políticos da Nicarágua. Quanta desumanidade ainda teremos que acompanhar. Que os direitos humanos sejam respeitados.

    Curtir

  20. Pelo respeito a vida e em defesa aos Direitos Humanos, me solidarizo com as vítimas dessa desumana atitude política e apoio esse manifesto.

    Curtir

  21. Meu apoio amplo, irrestrito aos presos políticos de Nicarágua. A luta pelos direitos humanos,deve ser Mundial e a todos que necessita.

    Curtir

  22. Meu apoio amplo, irrestrito aos presos políticos de Nicarágua. A luta pelos direitos humanos,deve ser Mundial e a todos que necessita.

    Curtir

  23. Sou Irene Loewenstein do Rio de Janeiro, saúdo o processo revolucionário sandinista e a alfabetização empreendida pelos nicas!
    Concordando com as demais petições, pleiteioque o organismo de segurança da ONU se preocupe com o povo da Nicaragua, submetido ao tacão ditatorial de Ortega e exija/acompanhe processo legal e de transparência nos procedimentos contra os prisioneiros politicos.

    Curtir

  24. Sou Maria Aparecida Alves e Barros,sou de V. Redonda R.J . Em defesa aos Direitos Humanos e pelo respeito a vida e me solidarizo com as vítimas dessa desumana atitude política e apoio esse manifesto.

    Curtir

  25. Os tempos são raros e estranhos, mas a questão dos direitos humanos não pode ser relativizados: nunca! Minha solidariedade e força aos presos políticos.

    Curtir

  26. Soy nicaragurnse, vivio en Brasil. Tengo familiares y amigos entre los 173 presos llamados políticos Personas de boa conduta, ética y moral. Su unico delito es no estar de acuerdo con la dictadura atroz. Quieren cambiar Nicseagua para un pais libre y soberano. Viva Nicaeagua Libre.

    Curtir

  27. Na minha infância em Pelotas/RS/Brasil, década da 70, conheci crianças que toda vez que olhavam para o céu e viam passar um avião mostravam medo nos olhos e no coração. Eles não falavam a minha língua e não sorriam. A minha avó, negra, não alfabetizada me explicou: eles são da Nicarágua e estão morando aqui com seus familiares. Jamais esqueci a imagem daquelas crianças brancas, quase pálidas e aterrorizadas. Eu sou uma mulher negra, guardiã do bem e do belo dos povos originários, na luta pelo direito de ser e viver do meu povo!

    Curtir

  28. Meu nome é Aline Duarte,sou programadora de software, de SP, e sou completamente contra a falta de democracia, a ditadura e torturas.Apoio o movimento.

    Curtir

  29. Sou Marcelo de Freitas, professor de sociologia em Novo Hamburgo/RS. Apoio o manifesto e considero vergonhoso o apoio de setores da esquerda brasileira à ditadura dos Ortega.

    Curtir

  30. Direitos Humanos mais do que uma teoria ou discurso exigem praticas. Mais livros e menos armas. Torturas nunca mais. Assino o manifesto na defesa da vida digna para todes.

    Curtir

  31. Doy mi firma de apoyo u me solidarizo por la Libertad de presas y presos políticos en Nicaragua

    Guadalupe Ortega Rodríguez, activista ,feminista, México,

    Curtir

  32. Sou o João Paulo de Oliveira, estou presidente da Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC, AMA-A ABC, Entidade que busca defender os direitos daqueles que foram perseguidos políticos , em especial, os metalúrgicos do ABC.
    Chega de ditadura, chega de torturas, chega de violação dos Direitos Humanos, chega de perseguição. Liberdade aos presos políticos.
    Ditadura nunca mais.

    Curtir

  33. O que acontece na Nicaragua não tem outro nome que não seja tirania. Toda minha solidariedade as e aos pres@s, exilad@s, suas familias e amizade. Sobretudo quero uma vez mais dizer que afasia e miopia dos partidos de esquerda brasileiros e um escarnio com a democracia como valor universal.

    Curtir

  34. Os 170 presos políticos são apenas uma das inúmeras violações praticadas contra os direitos humanos na Nicarágua pela ditadura de Daniel Ortega e sua esposa e vice-presidente, Rosario Murillo. É triste, também, ver setores da esquerda brasileira apoiando a ditadura orteguista, tão ou mais cruel que a ditadura somozista, derrubada pela Frente Sandinista, partido de Ortega que lidera o terror de Estado nesse lindo país da América Central. Direitos humanos e democracia são inegociáveis para os democratas de raiz! Sou jornalista e consultor especializado em sustentabilidade e um dos coordenadores da Coalizão pela Vida, iniciativa voltada à sensibilização do poder público e da sociedade para a necessidade de priorizar medidas de prevenção à Covid-19, sobretudo para proteger os mais pobres, justamente os mais vulneráveis à pandemia.

    Curtir

  35. Sou Jorge Fidel Berríos Castro Nicaraguense, refugiado pelo Estado Brasileiro, apoio à liberdade de presos políticos. Viva Nicarágua livre da ditadura Ortega Murillo.

    Curtir

  36. Liberdade para as presas e os presos politicos sem condições; anulação dos julgamentos fabricados pelo governo Ortega-Murillo; tratamento humano conforme a lei; respeito aos seus direitos humanos.

    Curtir

  37. Triste ver tantas violações de direitos humanos na Nicarágua. Minha solidariedade às presas e presos políticos, às respectivas famílias e a todo o povo nicaraguense. Liberdade e dignidade para todes já!

    Curtir

  38. Manifesto minha solidariedade aos presos políticos nicaraguenses. Apoio irrestrito à liberdade desses homens e mulheres. Viva Nicarágua.

    Curtir

  39. Minha solidariedade ao povo nicaraguense e aos encarcerados pela ditadura Ortega-Murillo. Rafaela Pannain, socióloga, São Paulo.

    Curtir

  40. Meu nome é Jorge Eduardo Saavedra Durão. Apoio a luta pela liberdade dos presos políticos da Nicarágua e contra a tortura!

    Curtir

  41. Vivi e vibrei no TUCÁ na PUC/SP em 1979 com a vitória do sandinismo
    Como a perversidade e o autoritarismo são sedutores e cegam os novos dirigentes da Nicarágua,jogando no lixo os valores éticos e democráticos da revolução sandinistas
    DEMOCRACIA JÁ

    Curtir

  42. Assim como no Brasil estamos sofrendo a maior perda de vidas, para cumprir
    a agenda de um projeto neoliberal, também nossos companheiros de luta na Nicarágua padecem e morrem por essa mesma ordem que vem se impondo nas Américas. Seguiremos resistindo, nossa luta não será vã.

    Curtir

  43. Uma revolução popular traída e que se torna um regime genocida e de lesa humanidade. Pela liberdade de todos(as) os(as) presos(as) políticos(as)!

    Curtir

  44. Para manter conquistas da Revolução Sandinista é fundamental o respeito aos Direitos Humanos sem distinção.

    Curtir

  45. Solidários aos presos políticos da Nicarágua, repudiamos os graves atentados aos Direitos Humanos cometidos pelo governo de Daniel Ortega que trai os valores e ideais sandinistas, repetindo a covardia de governos ditatoriais.

    Curtir

  46. Lutar por Direitos Humanos e contra a violência de agentes do Estado é fundamental em qualquer país. Um governo democrático não pode admitir a tortura e a violação dos Direitos Fundamentais !

    Curtir

  47. Direitos Humanos é um preceito huma no inegociável. Após séculos para destituir a barbárie, não podemos adimitir sua volta

    Curtir

  48. Todo apoio e solidariedade aos presos políticos na Nicaragua! Pela liberdade de expressão e manifestação!!

    Curtir

  49. é lamentável que um ex combatente de Somoza, e favorável as lutas populares, se torne mais cruel ainda.
    Norberto Sűhnel

    Curtir

  50. Sou totalmente solidária nesse momento que esses presos e presas políticas na Nicarágua à mando do ditador Diego Ortega. Sou favorável a libertação de todos e todas os presos políticos na Nicarágua , mas nesse momento é urgente terem condições sanitárias dignas de sobrevivência e de serem tratados( as) como seres humanos pois os danos mentais e físicos podem se tornar irreversíveis.
    Assino esse Manifesto pela libertação imediata de todos e todas presos( as) políticos e políticas na Nicarágua.
    Maria da Conceição Monteiro Guimarães.
    Sou Socióloga de profissão
    Aposentada por Invalidez
    Resido em Governador Valadares/ Minas Gerais.
    Chega de torturas físicas e mentais na Nicarágua!

    Curtir

  51. Sou Cátia Cylene, jornalista, de São Leopoldo/RS e me somo às manifestações que repudiam a clausura e toda forma de tortura aos cidadãos da Nicarágua.
    Liberdade já!

    Curtir

  52. Sou Rafael Gallina Delatorre, de Joinville, Santa Catarina, apoio e força aos heróis é heroínas, presos políticos e torturados da Nicarágua. Seu sofrimento não será esquecido. Estaremos sempre juntos.

    Curtir

  53. Dou meu apoio à luta do Comitê e me solidarizo com as vítimas do autoritarismo selvagem vivido na Nicarágua. Pelo fim imediato das torturas físicas e psicológicas, das prisões arbitrárias, pela liberdade dos presos políticos, na Nicarágua e em todo o mundo.

    Curtir

Deixe um comentário